Sobre mim
Raisa Richter é pianista, compositora e professora paulista residente no Rio de Janeiro desde 2007. Acaba de lançar seu primeiro disco O Piano de Raisa Richter, composto inteiramente de músicas autorais para piano solo compostas nos últimos quatro anos. Em 2019, foi selecionada para participar do SONORA – Festival Internacional de Mulheres Compositoras na edição do Rio de Janeiro. Em 2020, sua música Joy foi selecionada como semifinalista na categoria “Música Clássica” do Festival de Música da Rádio MEC e conseguiu chegar à etapa final do concurso. Em setembro de 2020, dentre mais de 17 mil inscritos, seu trabalho foi um dos 460 selecionados para a programação do SESC ConVIDA!, organizado pelo SESC Brasil, apresentando-se na categoria de Música Brasileira de Concerto com um recital online composto de suas músicas para piano solo. Em maio de 2021, participou da programação da Rádio MEC apresentando suas composições para piano solo no programa Sala de Concerto.
Nos últimos anos vem se interessando pela área teatral, principalmente pelos ensinamentos de Jerzy Grotowski. Desde 2018 é sócia do Instituto do Ator, dirigido por Celina Sodré, onde trabalha como pianista-compositora durante a criação artística teatral. Em abril/maio de 2019, participou da programação do Instituto do Ator na CAIXA Cultural como pianista-compositora nas peças Bar Planetário Bergman e Noite das Russas. Na temporada no Instituto do Ator da peça Bar Planetário Bergman, participou como atriz, interpretando a personagem Charlotte do filme “Sonata de Outono” de Ingmar Bergman, e como pianista-compositora.
Como pianista, junto ao clarinetista Bezaleel Ferreira, compõe o Duo Ferreira Richter, o qual se dedica à divulgação da música camerística para a formação clarineta e piano. Desde 2015, o Duo vem se apresentando em diversas séries de música de câmara pelas cidades do Estado do Rio de Janeiro. Em 2010, Raisa Richter conquistou o terceiro lugar na categoria piano solo no XXIX Concurso Latino-Americano Rosa Mística em Curitiba – PR. Em 2015, junto ao Duo Ferreira Richter, conquistaram o terceiro lugar no Vº Concurso de Música de Câmara do 54º Festival Villa-Lobos. Ademais, em 2016, conquistou o terceiro lugar no Concurso Nacional de Piano e Canto de Câmera da UFRJ na categoria solo de piano.
Em 2021, Raisa participou da produção cinematográfica de I.R.M.A. – Invasão Russa na Mata Atlântica, das diretoras Celina Sodré e Clara Choveaux, como diretora musical, compositora e intérprete e atriz. Como pianista do Duo Ferreira Richter, participou do projeto Beethoven faz 250!, apresentando a Sonata para piano e clarineta op. 120 n. 1 de Johannes Brahms.