Your Custom Text Here
Meu trabalho como compositora é a minha maior surpresa dos últimos anos!
Num belo dia, em vez de ir direto para o estudo racional das obras musicais estudadas, resolvi começar o estudo diário improvisando, me baseei numa escala pré pensada e fiquei testando seus sons no piano. Quando me dei por conta, estava há uns 7 minutos tocando sem parar e percebi que ideias musicais interessantes estavam surgindo. Resolvi gravar esses improvisos e deles surgiu o trabalho estrutural composicional.
Nisso, de 2017 para cá já finalizei seis composições, por enquanto todas para piano solo. Quatro delas já tem gravação e partitura editada. Confira:
Em meados de 2017, uma amiga atriz me convidou para assistir o Grupão Grotowski, no Instituto do Ator. Logo no primeiro dia, fiquei fascinada pelo espaço e principalmente por Jerzy Grotowski, foi a primeira vez na minha vida que me identifiquei de imediato com uma ideia, foi como se eu descobrisse finalmente minha “tribo”. Tudo, absolutamente tudo o que eu acredito ser o papel da Arte foi verbalizado por Celina Sodré ao citar Jerzy Grotowski. O fascínio e paixão por este grande diretor foram intensos, mergulhei profundamente em tudo o que estava a meu alcance sobre ele, comprava livros, baixava PDFs, entrava numa livraria e ia direto para a seção de Artes Cênicas, não perdia uma quinta de Grupão, …
Nesta vivência toda, fui tendo algumas reflexões sobre a performance musical, e percebi o quanto o teatro, e as artes, podem ser complementares. Principalmente: o quanto uma performance musical pode ser enriquecida com elementos do teatro.
E chegou o momento que percebi que precisava sair da teoria e ir para a prática, já tinham se passado quase dois anos de leituras intensas e idas ao Grupão: estava na hora de atuar. Foi quando, com a cara e a coragem, cheguei para a diretora do Instituto do Ator, Celina Sodré, no final de um Grupão, e comentei que estava com algumas ideias de performances musicais com teatrais, e ela me convidou para participar dos ensaios do grupo de atores das sextas-feiras. Foi pura alegria!
Desde então, participo do grupo das sextas-feiras, sobre a temática russa, a partir de obras de Dostoievski e Tarkovski, com a peça Noite das Russas. E também estou às quartas-feiras no Bar Planetário Bergman, peça já em cartaz há mais de um ano no Instituto do Ator.
Temporada do Instituto do Ator na CAIXA Cultural
Temporada do Instituto do Ator na CAIXA Cultural
Temporada do Instituto do Ator na CAIXA Cultural
Temporada do Instituto do Ator na CAIXA Cultural
Temporada do Instituto do Ator na CAIXA Cultural
Minha vida musical aconteceu muito naturalmente.
Aos quatro anos de idade iniciei meus estudos musicais junto de minha irmã mais velha. No final do primeiro ano, como minha irmã não se interessou, minha mãe nos tirou do curso. Porém, dois anos depois, segundo minha mãe, pedi para voltar às aulas de piano.
Voltei e nunca mais parei.
Desde sempre o piano e a música fazem parte da minha rotina. A constante "preciso estudar" me acompanha diariamente desde que me entendo por gente.
Principais acontecimentos na minha formação musical:
2003 - Curso Básico de Música (Conservatório Musical Arte Som - Ribeirão Preto – SP, Brasil)
2006 - Curso Técnico de Música (Conservatório Musical Arte Som - Ribeirão Preto – SP, Brasil)
2010 - 3º lugar no XXIX Concurso Latino Americano Rosa Mística no 6º grupo da categoria piano solo (Curitiba - PR, Brasil)
2011 - Bacharel em Música - Habilitação: Piano (Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro)
2014 - Mestrado em Práticas Interpretativas - Habilitação: Piano (Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro)
2015 - Junto ao Duo Ferreira Richter, 3º lugar no Concurso de Música de Câmara do 54° Festival Villa-Lobos (Rio de Janeiro - RJ, Brasil)
2016 - 3º lugar na categoria solo de piano no Concurso Nacional de Piano e Canto de Câmera da UFRJ (Rio de Janeiro - RJ, Brasil)
2019 – Finalista no SONORA 2019 – Festival de Mulheres Compositoras
Rio de Janeiro, abril de 2011.
Rio de Janeiro, julho de 2013.
Rio de Janeiro, novembro de 2016.
Recital com Duo Ferreira Richter em outubro de 2019 no Teatro Dulcina.
Novembro de 2019.
Novembro de 2019.
Rio de Janeiro, novembro de 2019.
O Duo Ferreira Richter é meu trabalho como musicista de câmara com meu amigo clarinetista Bezaleel Ferreira.
O Duo formou-se no período da graduação, em que ambos cursavam o curso de Bacharelado em Música na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Seu recital de estreia foi em abril de 2011, na Série Talentos, organizada pela Escola de Música da UFRJ. Em 2015, no Festival Brasil-Alemanha, participou de masterclasses com o clarinetista Sebastian Manz (Alemanha), se apresentando no recital de encerramento deste evento. Participou do Vº e VIº Concurso de Música de Câmara do 54° e do 55º Festival Villa-Lobos, sendo em 2015 o 3°colocado do concurso.
Em conjunto com o grupo de compositores Tao, fez a estreia de quatro peças inéditas em dezembro de 2015 para a formação piano e clarineta.
Atualmente, vem se apresentando em diversas séries de música de câmara do Rio de Janeiro (RJ) e de Barra Mansa (RJ).
Ademais, em 2019 participou da gravação do Programa Blim Blem Blom, produzido pelo compositor Tim Rescala e promovido pela Rádio MEC, além de ter participado do Concerto MEC no Teatro Dulcina, com entrevista e recital transmitidos ao vivo pela Rádio MEC.
Rio de Janeiro, abril de 2011.
Rio e Janeiro, setembro de 2015
Rio de Janeiro, novembro de 2015.
Rio de Janeiro, abril de 2016
Rio de Janeiro, novembro de 2016.
Rio de Janeiro, setembro de 2017.
Recital de novembro de 2019
Recital e transmissão ao vivo pela Rádio MEC. Rio de Janeiro, outubro de 2019.
Recital e transmissão ao vivo pela Rádio MEC. Rio de Janeiro, outubro de 2019.
Desde 2008 atuo como professora de aulas particulares de Música. Atualmente ofereço dois cursos: Piano e Linguagem Musical. Ambos são voltados para todas as faixas etárias e níveis. (Inclusive já preparei quatro alunos para o teste de habilidade específica do vestibular para Música, e todos passaram!).
Junto ao Pianópera, coordeno eventos extra-aula, tais como: recitais de alunos por grupos segundo faixa etária, recitais solo de alunos, recitais de duetos entre os alunos, masterclasses, passeio à concertos de música erudita com alunos, entre outros.
As aulas particulares de Piano e de Linguagem Musical podem ser presenciais ou online e ocorrem semanalmente. As aulas presenciais são realizadas no meu home estúdio (bairro Tijuca, perto do metrô Uruguai, na cidade do Rio de Janeiro).
Para as aulas de Piano, as durações variam segundo a faixa etária: 5 a 7 anos - 30 minutos, 8 a 12 anos - 45 minutos e 13 anos em diante - uma hora.
Para as aulas de Piano, é muito importante que o aluno tenha disponível um instrumento para estudo (mesmo que no início seja um teclado digital).
O curso de Linguagem Musical é voltado para quem quer se aprimorar no estudo da Linguagem e Percepção Musical, segue o método da professora, compositora, musicóloga, maestrina e pianista Esther Scliar.
Vamos começar?
Foto tirada no mini recital em dezembro de 2020 na Sala Alair Nantes Richter.
Meu aluno de 5 anos no recital de outubro de 2017.
Foto tirada durante o curso Intensivão de Férias em janeiro de 2020 na Sala Alair Nantes Richter.
Minha aluna de 8 anos no recital de outubro de 2017.
Meu aluno adulto no recital de outubro de 2017.
Foto tirada durante o curso Intensivão de Férias em janeiro de 2020 na Sala Alair Nantes Richter
Foto tirada durante o curso Intensivão de Férias em janeiro de 2020 na Sala Alair Nantes Richter.
Foto "espontânea" do grupo dos adultos no recital de outubro de 2017.